Modelo Atômico de Dalton

John Dalton, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:


1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.


2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.


3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.


4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.


5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.


Resumindo: Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.
Se fizermos uma comparação, os átomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: maciças e esféricas.


Muitas dessas teorias são aceitas até hoje, mas algumas já são ultrapassadas, vejamos porque:


- Os elementos químicos são formados por pequenas partículas denominadas átomos - Válido até hoje.


- Os átomos são partículas maciças e indivisíveis - Incorreto, pois o átomo é descontínuo e divisível.


- Os átomos de um mesmo elemento têm massas iguais e os átomos de elementos diferentes têm massas diferentes - Incorreto, devido à existência de isótopos, todos os átomos de um elemento não têm a mesma massa.


- Os átomos dos elementos permanecem inalterados nas reações químicas - Válido até hoje. Inclusive essa definição explica bem porque a massa é conservada nas reações químicas.


- Os compostos são formados pela ligação dos átomos dos elementos em proporções fixas - Correto. Essa é a Lei da composição definida, ela explica porque cada composto é caracterizado por proporções fixas. Cada átomo de um dado elemento presente em um composto tem a mesma massa, sendo assim, a composição deve ser sempre a mesma.


         "Bola maciça e indivisível (modelo da bola de bilhar)".



One Response to Modelo Atômico de Dalton

Tecnologia do Blogger.